Obrigado por visitar a nossa história!
Quem somos
A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
Jean Piaget
A Sementinha Educação Infantil iniciou suas atividades em 1990, pelas mãos da pedagoga Rosilene Reis Riul, apaixonada pelo trabalho com crianças. A ela veio somar Rosemeire Reis, irmãs e parceiras de uma vida de dedicação à Educação.
Em 2007, a Sementinha passou a atender também alunos do Ensino Fundamental. Em 2011, adquiriu área própria e passou a funcionar onde hoje é o Colégio Bassano Vaccarini.
Em 2016, Sementinha ganhou um novo prédio, projetado especialmente para crianças do Ensino Infantil. Com a mudança para a nova sede, o Colégio Bassano passou a atender os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
A mesma Direção, a mesma proposta de ensino!
Com mais de 30 anos de atividade, a Sementinha continua plantando e semeando valores e virtudes em seus pequenos alunos.
o que nos move
Acreditar, sempre
Nossa missão
Formar cidadãos críticos, profissionais competentes e pessoas fortalecidas emocionalmente para enfrentarem os desafios da vida
Visão
Tornar-se referência como instituição de Ensino Infantil de Ribeirão Preto (SP)
Nossos valores
- Respeito à individualidade, porque cada um tem uma trajetória diferente de vida
- Valorização do mérito, porque estimular o esforço individual dignifica a ação humana
- Autonomia, porque cada um tem a capacidade de tomar as suas próprias decisões
- Tolerância, porque existem diferentes formas de pensar, viver e acreditar
- Responsabilidade, porque cada um responde por suas ações na vida pública e privada
- Cooperação nos espaços de convivência familiar e social, porque a felicidade é compartilhada
Proposta Pedagógica
A Sementinha Educação Infantil tem uma concepção sociointeracionista.
A definição da proposta pedagógica é fundamental, uma vez que ela norteia o planejamento escolar de cada instituição de ensino e direciona suas práticas para alcançar metas predeterminadas, por meio do processo de ensino-aprendizagem.
Aprendizagem como processo
Nesta concepção, a aprendizagem ocorre na interação entre sujeito e meio, consequentemente o conhecimento é visto como um processo construído ao longo de toda a vida. Dessa forma, a escola tem o papel de estabelecer vivências satisfatórias, com respeito aos saberes individuais, cabendo ao professor a importante tarefa de incentivar a participação e promover os avanços dos alunos.
Mundo em movimento
Toda proposta pedagógica deve considerar as mudanças sociais e culturais deste novo século.
Isso supõe absorver as tecnologias digitais, acompanhar as novas expressões culturais, as tendências de uma nova sociabilidade e os novos temas de destaque na agenda social.
A Sementinha segue atenta às mudanças e avanços tecnológicos, mas com a convicção quanto à necessidade de trabalhar conjuntamente as questões que dificultam alcançar uma vida plena e com sentido.
A proposta pedagógica reforça o desenvolvimento de competências socioemocionais, com práticas que estimulam valores positivos, como responsabilidade, autodisciplina, prudência, senso de justiça, empatia, generosidade, gentileza, entre outras práticas do bem.